sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal!

O Significado do Natal
Pr. Irailton Melo de Souza

Ao observarmos o clima que envolve o natal, não podemos deixar de ver alguns comportamentos intrigantes: a euforia do comércio, o corre-corre das compras, a troca de presentes, a busca por comidas diferentes, luzes por toda parte, músicas, enfeites, etc. Sabemos que muito do que acontece nesta época do ano, nada tem a ver com o verdadeiro sentido do Natal. Natal não é simplesmente festa, euforia, enfeites, músicas, bebidas, comidas, etc.

Considerando a mensagem do anjo aos pastores, que guardavam seus rebanhos durante as vigílias da noite naquele dia memorável, podemos ver nela o verdadeiro sentido do natal: “... não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.10-11).

Sim, o verdadeiro sentido do Natal é Deus se fazendo homem em Jesus e se inserindo na história da humanidade, para transformar caos em ordem, desesperança em esperança, tempos de conflitos em tempos de paz, mas, sobretudo, perdição eterna em salvação eterna.

No Natal, o essencial não é o presente que damos uns aos outros, mas o presente que de Deus recebemos, conforme escreveu o evangelista João: “Pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

O comentarista bíblico F.F. Bruce, diz que “se há uma sentença que resume melhor a mensagem do Evangelho, esta sentença é João 3.16”:

“João 3.16 mostra que o amor de Deus não tem limites; ele engloba toda a humanidade. Nenhum sacrifício foi grande demais para trazer sua intensidade sem medidas a homens e mulheres: o melhor que Deus tinha para dar, ele deu – seu único filho, tão amado. Também não foi só para um grupo ou povo que ele foi dado: ele foi dado para todos, sem exceção, sem distinção, os que põem a fé nEle são resgatados da destruição e abençoados com a verdadeira vida.”

O nascimento de Jesus tinha propósito previamente definido: a salvação da humanidade. Considere isto: Jesus não veio a este mundo para melhorar as nossas vidas - embora, todos aqueles que o recebem como Senhor e Salvador experimentam mudanças significativas na vida; tampouco veio fundar uma religião chamada “cristã”, para competir à altura com o Judaísmo, o Islamismo, o Budismo, o Zoroastrismo ou qualquer outra religião antiga. Ele veio trazer salvação para a humanidade; veio nos trazer o presente da vida eterna. Pois este era e continua sendo o desejo de Deus-Pai: a salvação de toda humanidade:

“Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo” (1Tm 2.1-6)

Comemore o Natal. Celebre com seus familiares e amigos este que é o maior acontecimento da história da humanidade. Mas não esqueça que o seu significado mais próprio não tem nada a ver com comes e bebes, mas com o glorioso propósito de Deus de perdoar os seus pecados e lhe garantir a vida eterna por meio de Jesus Cristo, o seu filho, Nosso Salvador e Senhor.

No Natal, o essencial não é o presente que damos uns aos outros, mas o presente que de Deus recebemos!

Um Feliz Natal para você!

Nenhum comentário: