terça-feira, 26 de outubro de 2010

Uma breve história sobre minha Terra

Toledo é um dos principais municípios do Paraná. Localiza-se na costa oeste paranaense, próximo a Cascavel, formando com esta cidade um eixo de desenvolvimento agroindustrial que concentra diversas cooperativas e empresas do ramo, devido, principalmente, às férteis e planas terras dessa região – que a tornam uma das principais produtoras de grãos do estado.

História
Toledo está situado numa região de colonização recente. A cidade recebeu seus primeiros moradores em 1946. Já em 1951 fora decretado Município, através da Lei nº 790, sancionada pelo Governador Bento Munhoz da Rocha Neto.

A Primeira eleição ocorreu em 9 de novembro de 1952, e a instalação oficial ocorreu em 14 de dezembro de 1952, sendo eleito o 1º prefeito Sr. Ernesto Dalloglio (1952/1956).

Na década de 1960 havia apenas cinco municípios na região: Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Guaíra e Guaraniaçu.Toledo surgiu quando a Industrial Madereira e Colonizadora Rio Paraná S/A - "MARIPÁ", começou a explorar uma área de terra adquirida dos ingleses, a Fazenda Britânia.

A atividade inicial era a extração de madeira para os mercados da Argentina e Uruguai. A Maripá organizou um plano de colonização, fundamentado em pequenas propriedades (em média de 10 alqueires paulistas).

O desenvolvimento de Toledo se deu de uma forma acelerada, inicialmente em torno da economia das comunidades agrícolas, o que emprestou à sociedade um forte espírito gregário.

Na década de 1960 para 1970, a modernização agrícola imprimiu novas relações no campo e a especialização favoreceu a monocultura e a concentração de propriedade, ocasionando o êxodo rural e a acelerada urbanização.

A suinocultura, que era atividade complementar para os pioneiros, foi desenvolvendo-se na década de 50, levando à fundação do Frigorifico Pioneiro S/A. O frigorífico teve seu controle acionário adquirido pela empresa Sadia no ano de 1964, hoje a maior indústria instalada no município, que destina sua produção para o mercado doméstico e exterior.

O município de Toledo está situado na Região Oeste do Paraná, fazendo fronteiras com os seguintes municípios:
norte: Maripá e Nova Santa Rosa;
sul: Santa Tereza do Oeste e São Pedro do Iguaçu;
leste: Assis Chateaubriand, Tupãssi e Cascavel;
oeste: Quatro Pontes, Marechal Cândido Rondon e Ouro Verde do Oeste.

Números da cidade
42 mil veículos automotores (um veículo para cada 2,5 habitantes).
3º lugar em índice de desenvolvimento humano (IDH) entre as 10 maiores cidades do Paraná.
9º lugar em arrecadação do imposto de circulação de mercadorias e serviços (ICMS) do Paraná.
10º lugar em produto interno bruto (PIB) total do Paraná.
1º lugar em parque industrial do oeste do Paraná.
1º lugar em PIB agropecuário do Paraná e da região sul e 11º lugar no país.
1º lugar em VBP (valor bruto da agropecuária) do Paraná.
3º lugar em valor adicionado da agropecuária do Brasil.
1º lugar em rebanho suíno do Paraná.
1º lugar em plantel de frango do Paraná.
3º maior produtor de leite do Paraná, produção de 70 milhões de litros/ano.
1º lugar em piscicultura comercial do Paraná.
Possui o maior frigorífico de suínos e aves da américa latina

Turismo - Esporte - Lazer - Cultura
O Município de Toledo prepara-se para a "Indústria do Terceiro Milênio", com várias opções de Turismo e Lazer na gastronomia, cultura, esporte e eventos de negócios.

Conta com o majestoso Estádio Municipal 14 de Dezembro, que possui capacidade para 20.000 espectadores. Inaugurado em 1968, é o local onde o Toledo Colônia Work manda seus jogos. Dotado de pista olímpica e centro olímpico. Há ainda inúmeros ginásios pertencentes à entidades e empresas e as canchas cobertas de escolas beneficia 11 mil crianças e adolescentes, com atividades em 35 modalidades.

Pólo Gastronômico: Toledo oferece uma variedade de pratos a base de carne suína, bovina, aves, peixes e hortifrutigranjeiros.

Principais festas
Festa Nacional do Porco no Rolete - Um dos grandes eventos gastronômicos do Estado, a festa é realizada há mais de 30 anos, e nasceu de uma simples aposta entre amigos, que resolveram promover um pequeno campeonato no qual seria vencedor aquele que apresentasse a mais saborosa receita de porco assado inteiro.
Hoje é reconhecida nacional e internacionalmente, tendo sido incluída no samba-enredo da Escola de Samba Unidos da Ponte no carnaval carioca de 1995, o que se constituiu em um reconhecimento da sua importância no cenário cultural e turístico.
Concórdia Fest - É um evento gastronômico, realizado no Distrito de Concórdia do Oeste.
Festa do Leitão na Estufa - realizada no Distrito de Vila Nova, que tem na suinocultura uma de suas principais fontes de economia. A festa dá mais uma mostra da grande variedade de pratos que podem ser preparados à base de carne suína.
Festa do Frango - realizada no Distrito de Dez de Maio é precursora de uma verdadeira mania toledana, a de realizar grandes festas populares em cada um dos seus distritos.
Fundamentada na grande produção avícola do Distrito, a diretoria do SOCEDEMA (Sociedade Cultural e Esportiva de Dez de Maio), resolveu criar um evento capaz de proporcionar, além de entretenimento para a comunidade, mais uma forma de arrecadar recursos para melhorar a infra-estrutura e impulsionar as atividades do clube.
A festa oferece também aos visitantes um especialíssimo café colonial, além de uma exposição comercial e industrial.
Bruderfest - é uma festa típica alemã realizada na localidade de Dois Irmãos, cultiva as tradições alemãs e tem como atrações a gastronomia, música e chope, com público de mais de 4.000 mil pessoas anualmente.
Ipirangafest - é uma festa popular da localidade de Vila Ipiranga, realizada para incentivar as atividades produtivas da comunidade, especialmente a avicultura e a suinocultura, com público estimado em mais de 3.000 mil pessoas.
Michel´sFest - realizada no Distrito de São Miguel
Festa da Ovelha e Costelão a Fogo de Chão - realizada no distrito de São Luiz do Oeste, data em que a comunidade comemora o dia do Colono e do Motorista, onde acontece a bênção dos carros, e o público presente degusta os pratos oferecidos, regados a chope e muita animação.
Festa do Milho - realizada na localidade de Bom Princípio anualmente o evento reúne, cerca de 3.000 mil pessoas, que têm, também, a oportunidade de participar de atividades culturais e folclóricas. A festa do milho é realizada devido Toledo ser um dos maiores produtores de grãos do Brasil.
Festa do Leitão à Sarandi - iniciada no ano de 1996, reuniu em torno de 7.000 mil pessoas. O leitão é preparado inteiro, grelhado e temperado de modo a proporcionar um sabor muito peculiar.
Festa do Leitão à Paraguaia - realizada na comunidade de São Salvador, vem crescendo a cada ano, tornando-se mais uma festa com grande aceitação pela população do município. O leitão é assado sem tempero, que somente minutos antes de ser servido é injetado.
Festa do Leitão à Italiana - É, todos os anos, realizada na Paróquia Menino Deus, no Jardim Porto Alegre, idealizado por Nilton Gregorio e Martinho Welter, no ano de 2006, que é o leitão assado e recheado com Polenta e Bacon, conta com cerca de 1500 pessoas, geralmente realizada em Outubro.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários:

Carla Campos disse...

Seu Blog está muito bonito Sol!
Bjos
Carla

Em São Paulo sempre tem rolê disse...

Oi Sol...
Seu blog está show!Parabéns
Beijos
Simone